Robotic Cow Index da STgenetics® Brasil

Robotic Cow Index (RCI) da STgenetics® Brasil

O Robotic Cow Index (RCI) foi exclusivamente desenvolvido pela STgenetics®, e é o único índice criado a partir do desempenho de animais na Ordenha Robotizada, validado por dados de Ordenha Robotizada especialmente para sistemas de Ordenha Robotizada.

O papel da genética na Ordenha Robotizada

Um dos maiores aliados para o sucesso do sistema de Ordenha Robotizada nas propriedades leiteiras é a genética das vacas. Desde a conformação adequada, comprimento e colocação dos tetos até o comportamento na ordenha, possibilitando que o animal permaneça calmo para acoplar as teteiras corretamente e a ordenha ocorra de forma eficiente, resultando em mais vacas sendo ordenhadas ao longo do dia. Agora, a STgenetics® possui dados de Ordenhadeiras Robotizadas reais, os quais fornecem insights mais compreensíveis sobre a capacidade genética das vacas em ter um bom desempenho em um sistema de Ordenha Robotizada.

Genética criada através de Ordenha Robotizada para Ordenha Robotizada

A STgenetics® vem coletando dados das instalações de Ordenha Robotizada da Ohio Heifer Center e de fazendas parceiras desde 2019, incluindo mais de 5.600 vacas e mais de um milhão de registros diários de Ordenha. Com isso, conseguimos combinar dados precisos de robôs de ordenhadeiras modernas, com os dados genômicos das fêmeas em nossas instalações, para identificar marcadores genéticos que predizem a performance das vacas na Velocidade de Ordenha (MS, do inglês, Milking Speed), Velocidade de Ordenha Efetiva (EMS, do inglês, Effective Milking Speed) e Tempo na Ordenhadeira (BT, do inglês, Box Time).



Velocidade de Ordenha, Tempo na Ordenhadeira e Velocidade de Ordenha Efetiva para Ordenha Robotizada

Nosso estudo mostrou que essas características possuem alta herdabilidade de 53%, 42% e 36%, respectivamente. Isso significa que, ao selecionar fêmeas com menor Tempo na Ordenhadeira e com ótimos valores para Velocidade de Ordenha e Velocidade de Ordenha Efetiva, os produtores que utilizam um sistema de Ordenha Robotizada serão capazes de fazer um progresso genético dinâmico para futuras gerações de seu rebanho, as quais serão economicamente mais eficientes, servindo o maior número de vacas possíveis por robô de ordenha.



Robotic Cow Index (RCI)

A STgenetics® lançou o Robotic Cow Index (RCI), que inclui características genéticas essenciais para a seleção genômica para Ordenha Robotizada, combinando dados do CDCB (Council on Dairy Cattle Breeding) com os mais importantes e mais herdáveis marcadores genéticos para Velocidade de Ordenha e Tempo na Ordenhadeira.

Tempo na Ordenhadeira (BT) e Velocidade de Ordenha (MS) da STgenetics® são as características genéticas mais importantes para seleção para Ordenha Robotizada e fazem parte do Robotic Cow Index (RCI).

*Tempo na Ordenhadeira (42% de herdabilidade) e Velocidade de Ordenha (53% de herdabilidade) são os dois novos marcadores genéticos validados pela STgenetics® através de resultados fenotípicos em sistemas de Ordenha Robotizada para determinar precisamente o desempenho na Ordenha Robotizada.

Para acessar estas informações em formato PDF, clique no botão azul abaixo.